Topo

Nova modinha dos linchadores virtuais é proibir séries sem assistir

André Barcinski

30/07/2018 05h59


Uma nova série da Netflix, "Insatiable", foi acusada de "gordofobia", e uma petição virtual para que a série seja cancelada já recebeu mais de 200 mil assinaturas.

A série apresenta uma adolescente obesa, alvo de bullying na escola, que emagrece e decide se vingar dos estudantes que a humilharam.

Diz a petição:

Esta série precisa ser cancelada. O controle de danos será muito pior, insidioso e sinistro para meninas adolescentes (…) ela vai causar uma devastação de dúvidas nas mentes de jovens meninas que pensarão que, para serem felizes e valorizadas, precisam perder peso. Esta série vai causar distúrbios alimentares e perpetuar a objetificação do corpo da mulher.

Detalhe: os autores da petição nem viram a série. Aliás, ninguém viu, porque a data de estreia é 10 de agosto.

Até agora a Netflix só exibiu este trailer:

E aí? A série promove a objetificação do corpo feminino? É ofensivo a meninas com sobrepeso? Vai causar distúrbios alimentares?

Não sei. E não sei porque não vi a série, e tenho o estranho hábito, adquirido nos tempos da "velha mídia", de assistir a filmes antes de opinar sobre eles.

Mas isso é coisa do passado. Hoje a turminha do linchamento virtual, que se julga o compasso moral do mundo e tem disposição e tempo de sobra para destruir reputações, adquiriu poderes de vidência e não precisa sequer assistir a uma obra para saber que ela precisa ser aniquilada.

Visite meu site: andrebarcinski.com.br

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.