Topo

Festival In-Edit traz documentários para todos os gostos musicais

André Barcinski

08/06/2018 05h59

Raul Seixas cantando no Festival de Saquarema em 1976


Junho chegou, e com ele meu festival favorito de filmes: o In-Edit, que todo ano seleciona alguns dos melhores documentários musicais do Brasil e do mundo.

O festival começou ontem em São Paulo e vai até o dia 17. Veja a programação completa aqui.

Como sempre, a seleção é das mais ecléticas: há filmes sobre Jerry Adriani, Lynyrd Skynyrd, XTC, Nasi, Zé Rodrix, bandas "Narco Corridas" hondurenhas, grupos punk de Pernambuco, Tetê Espínola, a revista "Rock Brigade", Arhur Moreira Lima, Grace Jones, Black Future, Dona Odete e outros.

Tive a chance de ver alguns filmes da seleção deste ano. Aqui vão alguns destaques:

The Allins


G.G. Allin, o roqueiro-kamizake, morreu há 25 anos, mas seu legado persiste. O irmão, Merle, ainda toca na banda Murder Junkies, e a mãe dos dois, Arleta, espanta fãs de G.G. que vão ao cemitério urinar – e fazer coisas piores – no túmulo do filhinho. Este filme divertido e triste mostra a vida dos Allin pós-G.G.

Som, Sol e Surf – Saquarema 76
Em 1976, Nelson Motta teve uma péssima ideia: realizar uma espécie de Woodstock brasileira, na então pacata cidade praiana de Saquarema, no Rio de Janeiro. O evento foi um fiasco, marcado por tempestades, confusões, e pelo absoluto amadorismo da produção. Quase quatro décadas depois, foram achados os rolos de filme com imagens do evento, e esse material é uma jóia: vemos cenas inéditas ou raras de Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti, Made in Brazil, Ângela Ro Rô e outros. O destaque são imagens do então roqueiro Ronaldo Resedá cantando "Be Bop a Lula". Estranhos tempos aqueles…

If I Leave Here Tomorrow – A Film About Lynyrd Skynyrd
Feito com a participação da banda, esse doc surpreende pela quantidade incrível de fotos e imagens de arquivo (o guitarrista Gary Rossington chega ao cúmulo de mostrar um cartão de apresentação da banda, pré-Skynyrd, de 1964). As cenas do Skynyrd tocando ao vivo antes do acidente aéreo que matou seis pessoas, incluindo o cantor Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a cantora Cassie Gaines, mostram porque era considerada uma das grandes bandas do rock americano da época.

Finding Joseph I.


O doc conta a história de H.R., cantor do grupo punk americano Bad Brains. H.R. (ou Paul Hudson) é um ícone do hardcore, um frontman monstruoso, com uma presença de palco inigualável. Também é um homem extremamente instável e com sérios problemas psicológicos, conhecido por longos sumiços e uma tendência a sabotar a própria carreira.

Shut Up and Play the Piano


Excelente doc sobre o pianista canadense Chilly Gonzales. Mais conhecido por seu trabalho no disco "Random Access Memories", do Daft Punk, Chilly (ou melhor, Jason Beck, filho de um multimilionário do ramo da construção) tem uma vida extraordinária e uma carreira igualmente rica, que vai do pop ao punk, passando pela música clássica. As cenas de arquivo mostrando sua amizade e parceria com a cantora Peaches são sensacionais.

The Man Behind the Microphone
Você provavelmente nunca ouviu falar de Hedi Joudini (eu não conhecia), mas aceite a sugestão: veja esse filme, em que a diretora Claire Belhassine descobre que seu avô, Hedi, que ela conhecia de visitas à Tunísia, era um verdadeiro popstar no país. É fantástico.

Meu Tio e o Joelho de Porco


Um filme simples e comovente em que o documentarista Rafael Terpins homenageia o tio, Tico Terpins, líder da banda Joelho de Porco. Pena que o sumido Billy Bond não quis participar do filme (e teve seu rosto apagado digitalmente das imagens de arquivo).

Um ótimo fim de semana a todos.

Visite meu site: andrebarcinski.com.br

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.