Topo

Courtney Barnett é incapaz de gravar um disco ruim

André Barcinski

30/05/2018 05h59


A australiana Courtney Barnett tem 31 anos e lança agora seu terceiro LP.

Ela estreou em 2015 com "Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit", seguido por um disco colaborativo com Kurt Vile, "Lotta Sea Lice" (2017), ambos excelentes.

Veja Kurt e Courtney tocando "Over Everything":

Duas semanas atrás, saiu o novo disco de Courtney, "Tell Me How You Really Feel". Desde então, está em altíssima rotação aqui em casa.

Courtney Barnett faz um power-pop um tanto desleixado. E isso, acredite, é um elogio. Sua música tem um clima relaxado, solto, assim definido pela amiga e fã Kim Deal (Pixies, Breeders): "Parece que a ela e a banda acabaram de aprender as músicas, entraram num estúdio e gravaram. E eu sei como é difícil soar assim tão à vontade".

Veja Courtney tocando "Charity", do disco "Tell Me How You Really Feel":

É curioso Deal ser fã de Barnett, porque a música da australiana deve muito ao Pixies, ao Breeders, e a tantas bandas dos anos 80 e 90. Ouvindo os discos não é difícil ouvir influências de Pavement, Sebadoh, Lemonheads, Nirvana (especialmente das músicas menos pesadas) e do punk-pop de Buzzcocks, Fastbacks e Redd Kross.

Um ótimo feriado a todos. O blog volta segunda, 4 de junho.

Visite meu site: www.andrebarcinski.com.br

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.