Topo

Motorhead e Bowie: enfim, juntos

André Barcinski

23/08/2017 05h59

Apesar da aparência de ogro, Lemmy Kilmister (1945-2015), o saudoso líder do Motorhead, não ouvia só rock pesado. Lemmy gostava das girl groups do pop dos anos 60 (Ronettes, Shirelles), adorava os Beatles, e venerava pioneiros do rock e rockabilly como Little Richard, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Eddie Cochran.

Quase dois anos depois da morte de Lemmy, os fãs do Motorhead têm a chance de conhecer mais uma faceta do eclético gosto musical do líder da banda. Há três semanas, o Motorhead divulgou o clipe de "Heroes", versão de uma das músicas mais famosas de David Bowie (que morreu menos de duas semanas depois de Lemmy).

A versão foi gravada durante as sessões de "Bad Magic" (2015), último álbum de estúdio do Motorhead. Em 1º de setembro, sai "Under Cover", disco com 11 versões de músicas que o Motorhead gravou entre 1982 e 2015. O disco terá regravações de "Breaking the Law" (Judas Priest), "Cat Scratch Fever" (Ted Nugent), "Rockaway Beach" (Ramones) e "Whiplash" (Metallica), entre outras.
Aqui, um "trailer" do disco novo:

E aqui uma bonita homenagem a Lemmy realizada no festival de Wacken, na Alemanha, no início de agosto, quando o público inteiro cantou "Heroes" vendo o Motorhead no telão.

Vendo a plateia cantando pro telão, tive um flashback dos surreais eventos da "TV Maldita", no início dos anos 80, em que nos, metaleiros tupiniquins, então sem acesso a shows internacionais, víamos bandas no telão e vibrávamos como se estivéssemos na fila do gargarejo.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.