Topo

Já ouviu Kevin Morby?

André Barcinski

02/02/2018 05h59


Tem uns discos que surgem do nada e em pouco tempo ocupam tão intensamente o seu dia a dia que parece que você o conhece há tempos. Foi o que aconteceu comigo e "City Music", de Kevin Morby.

O disco saiu em junho de 2017, mas só o ouvi no finzinho do ano. Tão no finzinho, aliás, que nem o incluí na lista de melhores de 2017. Desde então, só dá ele aqui em casa.

Kevin Morby tem 29 anos, mas é um veterano da cena indie americana. Tocou baixo na excelente banda nova-iorquina Woods e já gravou quatro discos solo. Depois de "City Music", ouvi todos: "Harlem River" (2013), "Still Life" (2014) e, o melhor de todos, "Singing Saw" (2016).

Veja Morby tocando "I Have Been to the Mountain", de "Singing Saw":

Quando fala de suas influências, Morby sempre cita Lou Reed. E basta ouvir "Beautiful Strangers", "single" de 2016, para confirmar:

De fato, a música de Morby tem uma pegada lo-fi e minimalista que lembra muito a primeira fase da carreira solo de Reed, logo depois de deixar o Velvet.

Mas não é só: várias canções me lembram Television, especialmente no som das duas guitarras que se complementam. Ouça a faixa "City Music":

Um ótimo fim de semana a todos.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.