Topo

Don Rickles: morreu o rei da comédia de insulto

André Barcinski

06/04/2017 20h25


O comediante Don Rickles morreu quinta-feira, aos 90 anos, em Los Angeles.

Rickles nunca foi muito conhecido no Brasil, mas era um astro da comédia norte-americana há mais de 60 anos. Amigo de Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Junior, fazia um tipo de humor politicamente incorreto e tinha por especialidade o insulto.

Don Rickles foi o rei do insulto na comédia.

Seu auge aconteceu entre as décadas de 1950 e 1970. Era outra época: havia programas de imensa audiência na TV, os famosos "roasts", onde atores, comediantes e celebridades em geral se reuniam, basicamente, para "homenagear" alguém com uma chuva de insultos.

Veja um clipe (legendado em português) em que Rickles "homenageia" o cineasta Martin Scorsese, que o dirigiu em "Cassino":

E aqui, outro clipe legendado, dessa vez com o tributo de Rickles ao amigo Clint Eastwood:

Don Rickles era uma relíquia de uma época em que a correção política ainda não havia chegado à comédia. Mesmo na TV, era comum fazer piadas com temas como raça e orientação sexual. Mas as "vítimas" das piadas também se divertiam, como se pode-se atestar pelas reações de Sammy Davis Junior e do basquetebolista Wilt Charberlain a algumas tiradas de Rickles neste clipe (infelizmente, sem legendas).


Mas Rickles também sabia rir de si mesmo. E aqui vai um clipe antológico (e legendado!) em que ele é esculhambado pelo grande ator George C. Scott:

Um ótimo fim de semana a todos.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.