Topo

Já viu “The Night Of”?

André Barcinski

30/01/2017 05h59

Excelente dica do leitor Igor da Conceição: "The Night Of", minissérie policial em oito capítulos, disponível no serviço HBO Go. Já vi metade e é irretocável.

A história se passa em Nova York em 2014: um universitário americano de origem paquistanesa, Nasir (Riz Ahmed), sai para uma noitada na cidade. Nasir perde a carona e acaba levando, sem avisar, o táxi do pai. No caminho encontra uma menina linda, Andrea (Sofia Black D'Elia), e os dois terminam na casa dela, onde tomam ecstasy, cheiram pó, bebem e transam.

Nasir acorda no meio da noite e encontra Andrea morta com múltiplas facadas. Assustado, ele foge, mas logo é preso e acusado pelo crime. A única ajuda que recebe vem de John Stone (John Turturro), um advogado de porta de cadeia.

Histórias sobre personagens acusados de crimes que não cometeram não são novidade. O que diferencia "The Night Of" de um monte de filmes e séries semelhantes é a maneira detalhista e intrincada com que o roteiro desfila a trama.

Séries policiais costumam usar subtramas e histórias paralelas para adicionar tensão e suspense à história principal. Não aguentei ver mais de quatro ou cinco episódios de "The Killing", por exemplo, porque a cada episódio o roteiro inventava uma pista falsa ou um truquezinho narrativo para enganar o espectador, com revelações bombásticas sobre possíveis suspeitos ou pistas novas que a investigação deixara escapar. São soluções fáceis e que realmente ajudam a dar ritmo à história, mas acabam por desviar o foco da trama principal e tornam a coisa toda menos credível.

"The Night Of", pelo menos até o quarto episódio, não apelou a esses artifícios. Não houve nenhuma solução mágica ou descoberta surpreendente. O roteiro se limita a contar uma ótima história com um impressionante nível de detalhamento e atenção aos personagens.

Além do personagem principal, um nerd tímido e fracote que subitamente se vê numa cadeia barra pesada e com risco de ficar lá para sempre, a série tem outros personagens muito bons. O melhor deles é o advogado interpretado por John Turturro. John Stone é uma piada entre advogados, um profissional de quinta categoria que faz anúncios de seus serviços no metrô e ganha trocados de clientes sem grana para pagar uma defesa apropriada. Além disso, Stone sofre de um caso agudo de eczema nos pés, o que o obriga a usar sandálias que expõem suas feridas e o torna ainda mais repulsivo aos olhos de muitos. É um personagem triste e trágico, que Turturro interpreta maravilhosamente.

"The Night Of" foi escrito por Richard Price, conhecido por alguns romances policiais muito bons, como "Clockers", e por séries de TV como "The Wire". Também escreveu um dos filmes mais subestimados de Martin Scorsese, "A Cor do Dinheiro" (1986).

Price imprimiu à minissérie um ritmo lento, mas que o permite explorar cada cena em detalhes. Ele estende sequências que, nas mãos de um roteirista menos talentoso, passariam voando. Numa delas, Nasir chega à prisão da Ilha de Rikers e precisa preencher um formulário com informações pessoais. A conversa que ele tem com uma guarda, que explica o funcionamento da cadeia, é sensacional. Em outra sequência, Nasir faz amizade com um detento, que acaba virando uma espécie de conselheiro, orientando o rapaz sobre como sobreviver no xadrez.

"The Night Of" lembra os romances policiais "old school" de gente como George V. Higgins, Joseph Wambaugh e Ed McBain, em que a ambientação e a história valem mais que perseguições de carro e tiroteios. Espero que continue assim na segunda metade.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.