Topo
Blog do Barcinski

Blog do Barcinski

Categorias

Histórico

Oh Sees lança um dos melhores discos do ano – e finalmente vem ao Brasil!

André Barcinski

24/08/2018 05h59

Foto: Mini Van Photography

Em meio a tantos shows imperdíveis no segundo semestre – Killing Joke, Nick Cave, Built to Spill, L7 – pode anotar mais um na agenda: Oh Sees.

O quarteto norte-americano chega ao Brasil pela primeira vez para três apresentações: Porto Alegre (28/11), São Paulo (29/11) e Brasília (1/12). Já o Rio de Janeiro ficará com Os Tribalistas.

Oh Sees já se chamou OCs, Thee Oh Sees, Orinoka Crash Suite, enfim, já teve vários nomes. O que nunca mudou foi a presença do cantor e guitarrista John Dwyer, que leva o projeto há quase 20 anos e passando por mais de uma dúzia de integrantes.

A mais recente formação do Oh Sees tem, além de Dwyer, o baixista Tim Hellman e dois bateristas, Dan Rincon e Paul Quattrone. Quem já viu o grupo ao vivo – tive a sorte de vê-los algumas vezes – sabe que é um show absurdamente divertidos e empolgante.

Veja a banda em ação em 2017, tocando a fantástica "The Dream", carro-chefe do grupo:

Desde 2003, Dwyer já lançou 21 álbuns do Oh Sees. As influências são variadas: garage rock dos anos 60, punk, psicodelia e experimentalismos sônicos dos mais insanos.

Há uma semana, Dwyer lançou o álbum "Smote Reverser", e desde então o disco está em altíssima rotação aqui em casa.

"Smote Reverser" é, no geral, mais lento e viajandão que a maioria dos lançamentos do Oh Sees. Em algumas partes lembra Hawkwind, Van Der Graaf Generator, e o lado mais pesado e sujo do rock progressivo.

Veja a banda tocando "C", faixa de "Smote Reverser:

Um ótimo fim de semana a todos.

Visite meu site: andrebarcinski.com.br

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu seis livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Atualmente dirige os programas “Eletrogordo” e “Nasi Noite Adentro”, do Canal Brasil.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às segundas, quartas e sextas.