Topo

Cinco grandes momentos de Tom Petty

André Barcinski

03/10/2017 08h28

Devido à inesperada morte do grande Tom Petty, adiantei o texto de quarta aqui no blog. Aqui vão, em ordem cronológica, cinco grandes momentos da carreira de Petty:

American Girl (1976)


Nenhuma coletânea das maiores canções de Petty estaria completa sem "American Girl", faixa que encerra o disco de estreia, "Tom Petty and the Heartbreakers" (1976) – e que costumava encerrar os shows da banda. É o pop-rock californiano por excelência, um som estradeiro e alegre. Aqui estão Petty e banda em 2006, com a ajuda de outra artista que manja um pouco de pop dos anos 70: Stevie Nicks.

The Waiting (1981)


O disco mais famoso de Tom Petty and the Heartbreakers é "Damn the Torpedoes" (1979), mas a minha canção predileta da primeira fase da banda é "The Waiting", do álbum seguinte, "Hard Promises". Aqui os Heartbreakers emulam The Byrds e fazem uma canção pop perfeita.

Don't Come Around Here No More (1985)


Dois caras muito bons em seus respectivos estilos – Petty e seu rock rural, e Dave Stewart com seu synthpop do Eurythmics – se uniram para escrever essa canção estranha e bonita, que junta uma bateria new wave a sons de cítras indianas. E o clipe, com Petty de Chapeleiro Maluco e Stewart tocando cítara em cima de um cogumelo, é memorável.

Free Fallin' (1989)


Em 1989, Petty interrompeu seu trabalho com os Heartbreakers para lançar seu primeiro disco solo (mas sem se esquecer de chamar vários deles para a gravação!), e fez seu disco de maior sucesso comercial, incluindo o rockão de arena "Free Fallin'". Veja Petty tocando a canção no show de intervalo do Super Bowl, o campeonato norte-americano de futebol americano, em 2008.

Traveling Wilburys – Last Night (1990)


No fim dos anos 1980, Petty fundou o supergrupo Traveling Wilburys com seus amigos – e ídolos musicais – Roy Orbison, Bob Dylan, George Harrison e Jeff Lynne. O grupo lançou dois discos excelentes (o primeiro é sublime) de country-rock (o segundo, já sem Orbison, que morreu em dezembro de 1988). "Last Night" tem uma pegada meio Talking Heads, e um vocal preguiçoso e engraçado de Tom Petty.

Como adiantei o texto de quarta, o blog volta com um texto inédito na quinta (e não na sexta, como de hábito). Até lá.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.