Topo

Um Sonic Youth vem ao Brasil falar sobre o clássico "Daydream Nation"

André Barcinski

05/12/2018 05h59

Coincidência: escrevi outro dia sobre os 30 anos do lançamento do álbum "Daydream Nation", do Sonic Youth (leia aqui), e esses dias soube que o ex-baterista da banda, Steve Shelley, vem ao Brasil para debates e exibições de filmes sobre o LP.

Shelley vem a São Paulo como parte da programação da Semana Internacional de Música (SIM SP). Serão duas sessões,, ambas no Cine Olido, seguidas de debates com Shelley e com o músico brasileiro Gustavo Riviera (Forgotten Boys/Riviera Gaz).

Além de cenas de arquivo da banda, trechos de dois filmes compõem a sessão comentada: "Put Blood in the Music" (1989), do diretor Charles Atlas, que fala sobre a sonoridade oitentista de Nova York, com foco especial em John Zorn e Sonic Youth, e "Daydream Nation", do diretor Lance Bangs, que mostra cenas do show de 2007 em Glasgow, na Escócia, no qual o Sonic Youth tocou o álbum na íntegra.

Veja o Sonic Youth tocando "Silver Rocket" no filme-concerto "Daydream Nation":

As sessões rolam sábado (8), às 19h, e domingo (9), às 18h, no Cine Olido (Av. São João, 473, Centro). E pode se preparar para encar uma fila: os eventos são gratuitos, com retirada de ingressos uma hora antes da sessão. Mas a espera valerá a pena. Não é qualquer dia que se pode ouvir Steve Shelley falando sobre um disco tão importante.

P.S.: Devido a um compromisso inesperado, não conseguirei escrever o texto de sexta. O blog volta segunda, dia 10. Um ótimo fim de semana a todos.

Visite meu site: andrebarcinski.com.br

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.