Topo

Você nunca viu os Beatles assim

André Barcinski

01/09/2017 05h59

O Telecine Cult exibe domingo, às 20h, "The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years", documentário de Ron Howard ("Apollo 13") sobre os primeiros anos dos Beatles. Se você não teve a sorte de ver essa belezinha no cinema, assista pela TV mesmo, mas tente ao menos ver numa tela grande e com um som de boa qualidade, porque vale a pena.

O filme cobre o período entre 1962 e 1966, quando os Beatles excursionaram pelo mundo. Muitas cenas e performances da banda já são conhecidas do grande público, mas o trabalho de restauração de imagem e som (este a cargo de Giles Martin, filho de George Martin, produtor do Beatles) é extraordinário. Mesmo que você já tenha visto aquelas cenas mil vezes, vai se surpreender.

"Eight Days a Week" mostra como os Beatles surgiram, explodiram e abandonaram os palcos, tudo num período de menos de cinco anos. A euforia inicial dos Fab Four deu lugar ao tédio e irritação quando se encheram da rotina das turnês e perceberam que aquilo lhes tirava o tempo no estúdio, que é onde a banda se sentia realmente bem.

O filme traz muitas entrevistas de John, Paul, George e Ringo, e é nítido o desconforto deles com o gigantismo dos shows e com o fato de que mal se ouvia a música que a banda tocava no palco.

Algumas cenas são antológicas. Há um trecho de seis segundos em que os produtores encontraram, perdida na platéia do Hollywood Bowl, em 1965, uma adolescente de 15 anos, gritando "John! John!". Anos depois, a menina ficaria famosa em filmes como "Alien – O Oitavo Passageiro". Veja só:

Bem que Ron Howard poderia dirigir a continuação, "The Studio Years: 1966-1970", mostrando as bruxarias de estúdio criadas por George Martin e que resultaram em álbuns como "Revolver" e "Sgt. Pepper's"…

Um ótimo fim de semana a todos.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.