Topo

O dia em que Jimi Hendrix roubou “Sgt. Pepper’s” dos Beatles

André Barcinski

05/06/2017 08h20

Dia 1º de junho foi o 50º aniversário do lançamento do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, e as homenagens incluíram livros, exposições, e o lançamento de uma versão comemorativa com vários extras e remixada por Giles Martin, filho do produtor do disco, George Martin.

Mas o maior tributo a "Sgt. Pepper's" não aconteceu 40 ou 50 anos depois de seu lançamento, mas apenas 72 horas depois de o disco chegar às lojas.

Em 4 de junho de 1967, um domingo, Hendrix e seus comparsas da Jimi Hendrix Experience, o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, se aprontavam para entrar no palco do Saville Theatre, em Londres, para um dos primeiros shows de lançamento do disco de estreia do trio, "Are You Experienced?", lançado quatro semanas antes.

Hendrix foi avisado de que "alguns Beatles" estavam na plateia. Ele tinha uma cópia de "Sgt. Pepper's" e uma pequena vitrola portátil, que carregava pra cima e pra baixo ouvindo o disco. A exemplo de todo mundo ligado ao universo da música pop, Hendrix estava fascinado pela inventividade, ousadia e qualidade técnica do disco. Era uma obra de arte, que levava o pop a níveis de sofisticação nunca imaginados.

Hendrix havia chegado a Londres em setembro do ano anterior. Era completamente desconhecido na cidade, mas tinha um plano para tornar-se famoso rapidamente. Ele havia passado bons anos tocando no circuito de bares e clubes nos Estados Unidos como músico de apoio de Little Richard e dos Isley Brothers, e aprendera com esses veteranos vários truques de autopromoção e malandragem.

Assim que chegou a Londres – uma semana depois, para ser exato – Hendrix se fez notado, e de maneira espetacular: pediu ao grupo Cream, um trio de virtuosos formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo) e Ginger Baker (bateria) se poderia fazer uma "jam" num show deles, e simplesmente aniquilou Clapton com uma versão rápida e pesadíssima de "Killing Floor", música do bluesman Howlin' Wolf.

Nesse vídeo, Bruce e Baker contam a história…

Nos meses seguintes, enquanto montava sua banda e preparava as músicas de seu primeiro LP, Hendrix fez amizade com várias celebridades da cena roqueira britânica, incluindo Brian Jones, Eric Burdon e Ray Davies (Kinks). Também não perdeu tempo em avaliar guitarristas concorrentes, e foi a um dos primeiros ensaios do Fleetwood Mac dar uma olhada num prodígio de 20 anos chamado Peter Green.

Naquela noite no Saville Theatre, Hendrix tinha um plano. Poucos minutos antes do início do show, reuniu Redding e Mitchell e avisou que iriam abrir o concerto com uma versão de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", a primeira faixa do disco dos Beatles. Seus colegas de banda se assustaram: um show importante daqueles, e Jimi queria tocar uma música que nem haviam ensaiado? Mas Hendrix insistiu: tocou a música na vitrola quatro ou cinco vezes, instruiu Redding e Mitchell sobre o arranjo, subiu ao palco e detonou uma versão pesadíssima e grooveada da música que os Beatles haviam lançado três dias antes.

O produtor e engenheiro de som Eddie Kramer, que trabalhava com Hendrix e depois viria a fazer discos clássicos com Led Zeppelin, Kiss e Curtis Mayfield, diz que Paul e George estavam na plateia. "Assim que Jimi começou a tocar, os queixos deles caíram. Paul disse que George virou para ele e disse: 'Agora vamos ter de voltar e regravar a porra das guitarras!'".

Alguns pesquisadores da história dos Beatles dizem que Paul não estava no Saville naquela noite, apenas George. De qualquer forma, achei um trecho de um show em que McCartney conta a história e diz que, no fim da música, Hendrix, com sua guitarra Fender Stratocaster completamente desafinada pelo uso da alavanca, teria virado para a plateia e perguntado se Eric (Clapton) estava lá. "Eric, por favor, você afina a guitarra pra mim?", teria dito Hendrix, segundo Paul.

Foi uma jogada de marketing genial de Jimi Hendrix. Os Beatles não tocavam ao vivo há quase um ano (na verdade, o show de 29 de agosto de 1966, em São Francisco, seria o último concerto da banda), e aquela foi a primeira vez que uma plateia ouviu qualquer música de "Sgt. Pepper's" ao vivo.

Infelizmente, o show de 4 de junho de 1967 não foi filmado. Mas há no Youtube um show de dezembro do mesmo ano, que dá uma boa ideia da versão de Hendrix para o clássicos dos Beatles.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.