Topo

Cinco anos sem Chico Anysio

André Barcinski

22/03/2017 05h59


Amanhã, dia 23, é o quinto aniversário da morte de Chico Anysio. O canal Viva vai marcar a data com uma programação especial, que inclui episódios clássicos dos programas "A Escolinha do Professor Raimundo" e "Chico City".

Às 20h, será exibido o episódio de estreia da "Escolinha do Professor Raimundo", de 1990. Na sequência, o canal exibe duas edições especiais do programa, a primeira com participação dos Trapalhões Dedé e Mussum, e a segunda com o saudoso Jorge Loredo interpretando seu personagem clássico, o Zé Bonitinho.

Às 22h30, o Viva exibe uma edição especial do "Chico City", de 1976, que prestou uma homenagem ao programa "Praça da Alegria", criado em 1956 por Manoel da Nóbrega. No banco da praça, Chico Anysio recebe convidados como a Velha Surda (Rony Rios), Jô Soares, Moacyr Franco, Catifunda (Zilda Cardoso), Cremilda (Consuelo Leandro), Sabichão (Walter D'Ávila) e o Mendigo Nobre (Jorge Loredo).

Assistir a esses programas antigos é sempre divertido, mesmo que você saiba tudo que vai acontecer nos quadros: os bordões, os maneirismos, as vozes e a sonoplastia.

Mesmo que os programas não tragam surpresas, uma coisa não deixa de impressionar, que é a qualidade dos atores. Você pode até não ver graça alguma em Zé Bonitinho cantando em inglês inventado (eu acho o máximo), mas é impossível não perceber o talento dramático de Jorge Loredo. O mesmo vale para Jô Soares, Walter D'Ávila e Consuelo Leandro, só para citar alguns veteranos que aparecerão no "Chico City" amanhã.
O que nos leva a Chico Anysio.

Será que algum comediante no mundo – no mundo mesmo, não só no Brasil – interpretou tantos personagens diferentes? Nas contas do próprio Chico, foram pouco mais de 200.

Não consigo pensar em nenhum comediante tão prolífico e capaz de dar vida a personagens tão diversos.

Meus cinco favoritos, sem ordem de preferência: Azambuja, Salomé, Painho, Alberto Roberto e Tavares. Veja esse quadro antológico de Tavares e Biscoito:

Uma cama, Chico Anysio e Zezé Macedo. Quem precisa de mais?

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.