Topo

David Brent, astro de “The Office”: quem sabe faz ao vivo

André Barcinski

17/02/2017 05h59

O Netflix exibe "David Brent: Life on the Road", um longa-metragem em que o comediante Ricky Gervais ressuscita o personagem David Brent, o insuportável vendedor da série britânica "The Office", sucesso no início dos anos 2000.

O filme mantém a estrutura de "mockumentary" – "falso documentário" – da série, em que uma equipe de filmagem segue Brent e registra todos os seus passos. Ele foi demovido e perdeu o prestigioso posto de gerente da empresa Wernham Hogg. Agora é um simples funcionário da Lavichem, uma distribuidora de produtos de higiene pessoal.

Mas Brent tem um sonho: tornar-se uma estrela do rock. Para isso, contrata bons músicos de estúdio, um técnico de som, monta sua banda, a Foregone Conclusion (expressão que significa "conclusão antecipada"), e organiza uma turnê da banda pela Inglaterra.

A turnê, claro, é um desastre: os shows acontecem em bares vagabundos e são vistos por meia dúzia de pessoas. As músicas de Brent são piores ainda, uns pastiches de rock de arena com letras edificantes sobre temas sociais, como o respeito aos deficientes físicos e índios.

A premissa de "Life on the Road" é muito boa, mas Ricky Gervais, que dirigiu, produziu e escreveu o filme, exagerou na duração. Fosse um curta-metragem, seria engraçadíssimo; estendido a 96 minutos, perde muito, e as piadas logo começam a se repetir.

Mesmo assim, vale a pena assistir: Gervais é talentoso demais e seu David Brent é um dos personagens mais irresistivelmente insuportáveis da TV. Os números musicais são grotescos e muito engraçados, e a trilha sonora, uma das melhores dos últimos anos. Que tal o refrão de "Native Americans", um tributo aos povos indígenas norte-americanos?

Ooh-oh
Americano nativo
Voe como uma águia, sente como um pelicano
Não nos chame de índios
Somos mais eurasianos ocidentais misturados com siberianos

Veja o belíssimo clipe de "Lady Gypsy":

E para encerrar, a já clássica "Don't Make Fun of the Disabled" (infelizmente, sem legendas):

Um ótimo fim de semana a todos.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.