Topo

Adeus, Black Sabbath: um top 13 da banda que inventou o heavy metal

André Barcinski

08/02/2017 05h59

rs-225449-94171748_
Já dizia Raul Seixas: tudo acaba onde começou.

Dia 4 de fevereiro, o Black Sabbath subiu ao palco em Birmingham, sua cidade natal, e fez o último show de uma carreira de 49 anos (leia aqui uma matéria sobre o show).

Fiz uma seleção de minhas 13 músicas prediletas da banda. Não são as músicas mais importantes ou influentes, mas as minhas escolhas pessoais. Em ordem cronológica…

Black Sabbath (1970)
A canção que inaugurou o metal. Lenta e atmosférica, lembra a trilha de um filme de terror.

Behind the Wall of Sleep (1970)
Ninguém abria uma canção como o Sabbath…

Electric Funeral (1970)
Um dos melhores e mais cabulosos riffs de Tony Iommi. Lembrem: outras bandas ainda cantavam sobre paz, amor e flores na cabeça…

Lord of the World (1971)
A abertura, com as viradas de Bill Ward, é espetacular. Aí chega o riff de Iommi e a agonia de Ozzy; "Você está procurando sua vida, mas não sabe por onde começar"…

After Forever (1971)
Alô, bandas de metal: ouçam essa obra-prima e aprendam a abrir uma música com atmosfera, por favor. E que tal o primeiro verso: "Você já pensou sobre sua alma? Ela pode ser salva?".


Into the Void (1971)

Não sei o que é melhor, o riff de Iommi ou a entrada, aos 10 segundos, do baixo de "Geezer" Butler.

Tomorrow's Dream (1972)
Boa parte do "grunge" nasceu aqui.

Supernaut (1972)
No ranking de grandes riffs de guitarra do metal, este é difícil superar. Também é uma das melhores performances de Ozzy.


Sabbath Bloody Sabbath (1973)

O Sabbath em sua fase mais psicodélica. E que tal a parte jazzística e bonitinha no meio? Iommi não era só um cuspidor de sons pesados.

A National Acrobat (1973)
Sou louco por essa letra misteriosa: "Eu sou o mundo que esconde / o segredo universal de todo o tempo".

Hole in the Sky (1975)
O Sabbath fez muitas letras sobre drogas ("Snowblind", "Sweet Leaf"), mas essa, na minha opinião, é a mais cabulosa, em que Ozzy narra o cotidiano de um junkie.

Symptom of the Universe (1975)
O thrash nasceu aqui. Metallica, Slayer, Megadeth, nada existiria sem o primeiro minuto dessa música.

Neon Knights (1980)
Não podia faltar uma música com vocais de Ronnie James Dio, e essa é minha predileta. Ela abre o primeiro disco de Dio com a banda, "Heaven and Hell".

Concorda com a lista? Discorda? Mande suas escolhas.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.