Topo

Veja o show "desaparecido" do Cure enquanto é tempo

André Barcinski

16/12/2016 05h59

Um dos grandes filmes-concerto de rock dos anos 80 permanece desconhecido, e o culpado é o próprio artista. "The Cure in Orange", gravado em agosto de 1986 e lançado no ano seguinte em VHS, nunca foi relançado em DVD, privando as novas gerações de ver a banda em seu auge criativo.

Ao longo dos anos, trechos do concerto apareceram na Internet, na maioria das vezes com imagem sofrível. Em agosto passado, o site Dangerous Minds anunciou que alguém havia colocado no Vimeo o show na íntegra e com boa qualidade. Desde então, o filme sumiu e ressurgiu algumas vezes. Há cerca de um mês, apareceu no Youtube, na íntegra, dividido em três partes e com som remasterizado.

O concerto é espetacular, começando pelo cenário: o Théâtre Antique D'Orange, um lindo teatro romano de quase dois mil anos localizado no sul da França. Diferentemente do que muitos pensam, o nome do filme não quer dizer "O Cure em Laranja", mas "O Cure em Orange", referindo-se à cidade de Orange, na Provence, onde fica o teatro. Veja se não lembra o Anhembi…

Choregies-dOrange-c-Louis-Boudereaux-01

A banda havia lançado seis álbuns até então – o último, "The Head on the Door", em 1985 – e toca 23 músicas. A formação do Cure era Robert Smith (vocais, guitarra), Simon Gallup (baixo), Porl Thompson (teclados, guitarra e sax), Lol Tolhurst (teclados) e Boris Williams (bateria).

Além da qualidade da banda e do repertório, o show é conhecido entre fãs do Cure por um motivo mais prosaico: foi nele que Robert Smith apareceu pela primeira vez de cabelo curto. Veja, a 0:31, o baixista Simon Gallup tirando a peruca de porco-espinho de Smith e arremessando-a longe:

Ninguém sabe por que Robert Smith nunca autorizou o lançamento do filme em DVD. Ele chegou a anunciar que o filme sairia em 2010, mas até agora, nada. Então é bom aproveitar a chance de ver o show na íntegra enquanto alguém não tira o vídeo do ar.

Um ótimo fim de ano a todos. O blog volta em 9 de janeiro. Até lá.

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.