Topo

The Dandy Warhols: mais um discaço que ninguém ouviu

André Barcinski

12/12/2016 09h29

The Dandy Warhols (Portrait 1 - 2016)
Há dois meses, escrevi sobre o Teenage Fanclub e bandas que mantêm carreiras ininterruptas por muito tempo, sem apelar ao expediente de se separar e voltar depois em turnês nostálgicas (leia aqui). A essa lista pode-se incluir o nome de The Dandy Warhols.

Formado em Portland em meados dos anos 90, a banda estourou em 2000 com o álbum "Thirteen Tales from Urban Bohemia", que trouxe hits como "Bohemian Like You", "Godless" e "Get Off". Lembre aí:

Mas o melhor disco foi o seguinte, "Welcome to the Monkey House" (2003), com produção de Tony Visconti e Nick Rhodes, do Duran Duran, e que mostrava justamente uma grande influência do tecnopop do Duran Duran.

Depois disso a banda meio que entrou num limbo, lançando bons discos, mas sem grande repercussão.

Este ano saiu "Distortland", décimo álbum do Dandy Warhols. Foi recebido com críticas medianas e não vendeu nada, mas é muito melhor do que uma pilha de discos estrelados por aí.

Veja os Dandys tocando "STYGGO" nos estúdios da KEXP. Além de a música ser ótima, impressiona a qualidade do som da banda ao vivo:

Se uma banda nova tivesse lançado um disco como "Distortland", garanto que muita gente a estaria saudando como a "renovação do rock" ou uma "grande promessa". Por que bandas "velhas" merecem menos boa vontade?

Enquanto isso, o Dandy Warhols continua por aí, lançando discos bons e fazendo turnês. E soando melhor do que nunca. Para encerrar, veja a banda tocando "Hard on for Jesus", de 1997, na mesma sessão da KEXP. Legal demais:

Sobre o autor

André Barcinski é jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA). Em 2019, dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”.

Sobre o blog

Música, cinema, livros, TV, e tudo que compõe o universo da cultura pop estará no blog, atualizado às terças-feiras.